• SEDE: Quinta de Belém, Lote 24 Vildemoinhos
  • info@apcviseu.org.pt

Últimas Notícias

NTT DATA PORTUGAL visita a APCV

NTT DATA PORTUGAL visita a APCV

2024-03-01 15:09:40
Doação de mobiliário de jardim - Amop Synergies

Doação de mobiliário de jardim - Amop Synergies

2024-02-20 16:23:38
Cerimónia de lançamento da primeira pedra da tão aguardada obra

Cerimónia de lançamento da primeira pedra da tão aguardada obra " Ampliação das atuais instalações do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) e construção de Lar Residencial"

2024-02-16 16:34:58
Formandos do Centro de Formação do IEFP visitam a APCV

Formandos do Centro de Formação do IEFP visitam a APCV

2024-01-25 10:16:10

As Nossas Instalações

Sede – Viseu

Equipamento 1
Sede – Viseu

Sede – Viseu

Equipamento 1
Sede – Viseu

Oliveira do Conde

Equipamento 2
Oliveira do Conde

Oliveira do Conde

Equipamento 2
Oliveira do Conde

Residência Autónoma

Equipamento 3
Residência Autónoma

Residência Autónoma

Equipamento 3
Residência Autónoma

Formação Profissional

Equipamento 4
Formação Profissional

Formação Profissional

Equipamento 4
Formação Profissional



Respostas Sociais / Serviços


Centros de Atividades Ocupacionais
Centros de Atividades Ocupacionais

É uma estrutura destinada a desenvolver atividades para pessoas com deficiência grave ou profunda com idades superior aos 16 anos.. As atividades desenvolvidas, nestas Respostas Sociais, são organizadas de forma personalizada e organizam duas modalidades de intervenção: as atividades socialmente úteis e atividades ocupacionais que têm como objetivo, a criação de condições de equilíbrio físico e psicológico para que permitam aos clientes a sua valorização pessoal, dignificação humana e qualidade de vida. A APCV tem estas Respostas Sociais implementadas em dois dos seus equipamentos: na Sede em Viseu ( CAO I e II) e em Oliveira do Conde.

Formação Profissional
Ambulatório

A APCV – Associação de Paralisia Cerebral de Viseu é uma entidade formadora certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT). Possui uma vasta experiência formativa, desde 1990 tem vindo a desenvolver ações de formação, dirigidas a pessoas com deficiência, incapacidades ou em situação de desvantagem, com base nas necessidades e expetativas das pessoas apoiadas e dos diagnósticos do tecido empresarial da região de Viseu. Dependendo da modalidade formativa as ações são cofinanciadas pelo Fundo Social Europeu e pelo Governo da República Portuguesa. Atualmente desenvolve cursos de formação inicial, tais como: Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade; Carpinteiro/a de Limpos; Operador/a de Jardinagem, Agente em Geriatria e Operador/a Agrícola e cursos de formação contínua de: Higienização e Produção Alimentar, Práticas de Jardinagem, Práticas Agrícolas, Técnicas Administrativas, Aplicações Informáticas e Técnicas de Carpintaria.

Ambulatório
Ambulatório

Presta serviços nas áreas da Habilitação e Reabilitação a pessoas com Paralisia Cerebral, doenças neurológicas e afins, perturbações do desenvolvimento e outras, no distrito de Viseu, a partir dos 7 anos de idade. Esta Resposta Social integra uma equipa multidisciplinar, que intervém em contextos institucional e comunitário, prestando serviços de avaliação, orientação e intervenção terapêutica e psicossocial.


Lares Residenciais
Lares Residenciais

Esta estrutura visa proporcionar alojamento a pessoas com deficiência física e/ou psíquica, a partir dos 16 anos, que se encontrem impedidos temporária ou definitivamente de residir no seu meio familiar, disponibilizando condições que contribuam para a qualidade de vida e integração social dos mesmos. O apoio nestas Respostas Sociais pode ser prestado com carácter permanente ou temporário. A APCV tem estas Respostas Sociais implementadas em dois dos seus equipamentos: na Sede em Viseu e em Oliveira do Conde.


Residência Autónoma
Residência Autónoma

A Residência Autónoma "NUNO RIBEIRO DUARTE" é um estabelecimento de alojamento temporário ou permanente destinado a 5 pessoas com deficiência e incapacidade que, mediante apoio, possuem capacidade de viver de forma autónoma. Visa promover competências nos clientes, dando-lhes oportunidades de vivências de tarefas do quotidiano, tais como atividades de vida diária e quotidiana melhorando assim a sua qualidade de vida e também o desenvolvimento de comportamentos adequados para o convívio social e comunitário bem como o desenvolvimento de percursos profissionais.


Centro de Recursos para a Inclusão
Centro de Recursos para a Inclusão

A APCV – Associação de Paralisia Cerebral de Viseu é uma instituição acreditada pelo Ministério da Educação para apoiar crianças e jovens em contexto educativo, através de uma equipa multidisciplinar que constitui o Centro de Recursos para a Inclusão (CRI).. O apoio do CRI da APCV enquadra-se no contexto escolar e tem como objetivo promover a participação social, escolar e a vida autónoma dos alunos com deficiência ou incapacidades de forma a potenciar as suas competências e desta forma contribuir para o processo de transição para a vida pós-escolar dos alunos apoiados.


Intervenção Precoce
Intervenção Precoce

Esta estrutura prestadora de serviços rege-se pelo estipulado no Decreto-Lei 281/2009 de 6 de Outubro e segue as normas regulamentadoras emitidas pelo Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI). Os destinatários desta resposta social são crianças, entre os 0 e os 6 anos, com alterações nas funções ou estruturas do corpo que limitam o desenvolvimento individual, social, e a participação em atividades adequadas à sua idade, ou com risco grave de atraso de desenvolvimento, bem como as suas famílias, dos concelhos de Viseu, Castro Daire, Carregal do Sal, Santa Comba Dão e Mortágua.


Centro Prescritor de Produtos de Apoio
Centro Prescritor de Produtos de Apoio

A APCV como estrutura especializada de reabilitação para pessoas com deficiência, está acreditada pelo INR (Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.) como Centro Especializado na prescrição de Produtos de Apoio.
Após avaliação técnica especializada, a fim de identificar o produto de apoio e ajuda técnica mais adequada e prescrição efetuada pelo médico é elaborado processo para solicitação de financiamento ao serviço de Segurança Social da área de residência do cliente.
Considera-se produto de apoio/ajuda técnica qualquer produto, instrumento, equipamento ou sistema técnico usado por uma pessoa com deficiência, especialmente produzido ou disponível, que previna, compense, atenue ou neutralize a incapacidade. Permitem adquirir competências, maior autonomia pessoal, maior desenvolvimento humano, social e participação na comunidade.



Os Nossos Parceiros


1Dgeste
ISS IP
IEFP- Instituto de Emprego e Formação Profissional, I.P
MiPlantex
ESEV - Escola Superior de Educação de Viseu
Município de Carregal do Sal
Nomogno
Instituto Piaget de Viseu
Nuclisol Jean Piaget
Fundação Comendador José Nunes Martins
Banco Santander
Vissaium XXI – Associação para o Desenvolvimento de Viseu
Fundação S. José
Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais
Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique
FORMEM - Federação Portuguesa da Formação Profissional e Emprego de Pessoas com Deficiência e Incapacidade
Urze Jardins
Restaurante Ultima Ceia
Agrupamento de Escolas do Mundão
Sector 3
Obras de Santa Zita Viseu
Ideia Verde
CMV
Confraria de Santo António de Viseu
Escola Secundária de Viriato
Agrupamento de Escolas Viseu Norte
Agrupamento de Escolas do Viso
APC-Coimbra
APPC
Santa Casa da Misericórdia de Mangualde
Município de Mangualde
Escola Secundária Alves Martins
FAPPC
Perene SA
Irmandade da Misericórdia de Mangualde
AIRV - Associação Empresarial da Região de Viseu
Fundação Altice
ANEA - Associação Nacional da Espondilite Anquilosante
Adamastor Associação Cultural
Centro Social da Paróquia de São Salvador
AHPV - Associação Hípica e Psicomotora de Viseu
Museu Nacional Grão Vasco