Formação Profissional

Print Friendly, PDF & Email

Formação Profissional da APCV

Em 1990, o NRV da APPC apresentou ao IEFP um projecto de formação profissional na área da reabilitação profissional a ser co-financiado por verbas do POEFDS-Eixo 5, Medida 5.2 – Promoção da inserção social e profissional das pessoas com deficiência, tendo em vista o incentivo à iserção económica e social de grupos desfavorecidos.

Este projecto surgiu da necessidade de colmatar a falta de respostas para jovens portadores de deficiência ou dificuldades de aprendizagem com potencial para desempenharem uma actividade profissional qualificada.

Este departamento de Formação Profissional da agora APCV (Associação de Paralisia Cerebral de Viseu), continua ainda hoje a dar apoio aos jovens e adultos nestas condições (jovens portadores de deficiência ou dificuldade de aprendizagem com potencial para desempenharem uma actividade profissional qualificada) contando actualmente com 54 formandos distribuídos pelos 5 cursos que serão apresentados em seguida.

Intervenção

Apoio à Qualificação – Programa de Qualificação de Pessoas com Deficiências e Incapacidades

  • Acções de formação inicial e contínua visando dotar as pessoas com deficiências e incapacidades de conhecimentos e competências necessárias à obtenção de uma qualificação que lhes permita exercer uma actividade no mercado de trabalho, manter o emprego e progredir profissionalmente de forma sustentada.

Formação Inicial da APCV *:

Curso de Carpinteiro/a de Limpos

Curso de Assistente de Apoio Familiar e à Comunidade

Curso de Operador/a de Jardinagem

Curso de Assistente Administrativo/a

Curso de Operador/a de Informática

* Cursos desenvolvidos pela equipa de formadores/ monitores da FP e formadores externos de Matemática, Linguagem e Comunicação, Cidadania e TIC.

Apoios à Integração, Manutenção e Reintegração no Mercado de Trabalho

  • Conjunto de medidas que se constituem como meio facilitador da integração, manutenção e reintegração das pessoas com deficiências e incapacidades no mercado de trabalho. Compreende acções de informação, avaliação e orientação para a qualificação e o emprego, apoio à colocação, acompanhamento pós-colocação, adaptação de postos de trabalho, eliminação de barreiras arquitectónicas e isenção e redução de contribuições para a segurança social.

 

Apoios desenvolvidos pela APCV:

Informação, avaliação e orientação para a qualificação e o emprego, desenvolvida pela equipa técnica da FP (psicóloga, terapeuta ocupacional e um técnico de serviço social)

Apoio à colocação e acompanhamento pós-colocação, desenvolvido pela equipa de Integração da FP (dois técnicos de integração)

Arquivo de Notícas
Notícias
Página no Facebook